PS acusa PSD de continuar a adiar o Porto da Horta

PS Açores - 11 de agosto, 2021

O Partido Socialista do Faial condenou, esta quarta-feira, “as graves acusações” do deputado do PSD/Açores, Carlos Ferreira, a propósito das conclusões do estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), referentes às obras de reestruturação do porto da Horta.

Para além de serem, conforme asseguram os Socialistas, “vergonhosas”, colocam ainda em causa “o desenvolvimento da ilha do Faial”, não passando de mais uma tentativa “de o Sr. deputado arranjar uma desculpa para salvar a sua própria face, uma vez que pouco mais tem a acrescentar sobre esta matéria”.

“Esta postura de tentar tirar dividendos político partidários, em detrimento do desenvolvimento da ilha e do seu porto, já não é de agora. Desde sempre que, enquanto os Governos do Partido Socialista se empenharam em encontrar a melhor solução para o Porto da Horta, outros preocuparam-se apenas em atacar o Governo”, assegura o PS/Faial.

Agora, e face às conclusões dos técnicos do LNEC, que asseguram que nenhuma das duas soluções apresentadas pelo anterior Governo Regional, provoca aumento significativo de agitação marítima no interior do Porto, “o Sr. deputado do PSD faz graves críticas, e sem fundamento, dizendo ter sido um fato feito à medida, o que acaba também por colocar em causa a própria idoneidade dos técnicos que analisaram as propostas apresentadas”.

“Este estudo vem corroborar, mais uma vez, a informação técnica de que não há aumento de agitação marítima no porto da Horta, provocado pelas intervenções efetuadas e a efetuar. Vir descredibilizar os estudos realizados e a informação produzida, só porque sim, é de uma irresponsabilidade inaceitável!”, consideram os Socialistas.

Para o PS/Faial, o verão de 2021 vem, mais uma vez, demonstrar a necessidade de intervenção no porto da Horta, nomeadamente no seu reordenamento, com destaque para “a náutica de cruzeiro, com a criação de mais lugares de amarração e condições para invernagem de embarcações, permitindo explorar um potencial, que mais uma vez se evidenciou, para além da melhoria das condições para as embarcações de pesca”.

Mas ainda de acordo com os Socialistas, o PSD nunca contribuiu para uma solução no que diz respeito a esta infraestrutura, tendo sido o Partido Socialista quem sempre defendeu a obra e procurou esclarecer as dúvidas da população relativamente a esta matéria.

“Nunca soubemos o que o PSD defende, verdadeiramente, para o Porto da Horta, aliás, adotou estes últimos anos sempre uma postura contra o desenvolvimento da obra, por isso, talvez seja o momento de, em vez de tentar encontrar desculpas para o estudo do LNEC, se cheguem à frente e esclareçam os Faialenses quanto às suas intenções para este investimento”, refere o PS/Faial, salientando ainda que talvez o PSD tenha de “encomendar um estudo a uma entidade estrangeira, uma vez que o LNEC não cumpre com os critérios de qualidade exigidos pelo PSD local”.

Para os Socialistas, uma coisa parece certa: “haverá muita dificuldade em encontrar técnicos credíveis que suportem estudos, que deem o resultado que o PSD pretende. Isso não é decidir com base na ciência. Isso seria regredir em muitos anos um pensamento de futuro para o Porto da Horta”.