Comunicado: Presidente do PSD deve preocupar-se em governar e não em dar lições à oposição

PS Açores - 1 de agosto, 2021

Depois de ter insistido e persistido em salientar os alegados méritos da governação regional em todos os comícios de apresentação de candidatos autárquicos, o presidente do PSD/A vem agora dar conselhos sobre como devem os partidos políticos agir nessas circunstâncias, emanando um paternalismo serôdio e salazarento que só o desprestigia a ele e ao seu partido.

"Quem quis e quer desesperadamente transformar estas eleições autárquicas numa segunda volta das eleições regionais do ano passado é o PSD/A", afirmou Miguel Costa, membro da Comissão Permanente do PS/Açores, para destacar ter sido isso "que fez nas apresentações de candidatos autárquicos, até o PS/Açores, pela voz de Vasco Cordeiro, ter denunciado a situação".

"Talvez receoso e pouco confiante no que o espera, quer agora o líder do PSD/A dar o dito pelo não dito, com pretensas lições que ninguém lhe pediu nem lhe encomendou", assegurou.

Nesse sentido, a Comissão Permanente do Partido Socialista dos Açores lamenta que o Presidente do PSD opte, nos eventos partidários de apresentação dos candidatos, por apregoar lições paternalistas de democracia, que o próprio não pratica, ao invés de aproveitar a oportunidade para apresentar os projetos concelhios e respetivos candidatos que se apresentam às eleições autárquicas de 26 de setembro.

Para Miguel Costa, e considerando que José Manuel Bolieiro outra coisa não tem feito, nas suas intervenções, que não seja campanha eleitoral, mais importante do que o Presidente do PSD se inquietar com o que os seus adversários políticos fazem, devia sim preocupar-se, por exemplo, "em não transformar o Palácio de Santana numa sede partidária onde se realizam  recorrentemente reuniões partidárias com líderes políticos nacionais, inclusive de extrema-direita,  para garantir, atabalhoadamente, a sobrevivência do seu governo".

"O presidente do PSD poderia também, por exemplo, travar as dezenas e dezenas de nomeações políticas para cargos dirigentes da administração pública sem concurso, a coberto de expedientes legais provisórios denominados “de nomeações em regime de substituição” ou ainda conter enorme despesa pública decorrente do maior governo da história da Autonomia", afirmou.

Para a Comissão Permanente do PS/Açores, José Manuel Bolieiro devia preocupar-se mais em "providenciar respostas eficazes, para combater o descontrolo de saúde pública e recuperar o atraso no processo de vacinação, nas ilhas de São Miguel e da Terceira e menos em querer ensinar aos outros aquilo que nem ele sabe".

Por último, o líder regional do PSD, deveria, sobretudo, centrar todos os seus esforços, "em dar resposta à quebra da atividade económica e com a situação complicada que as empresas e as famílias estão a atravessar". 

Miguel Costa, enquanto membro da Comissão Permanente do Partido Socialista dos Açores convida, por isso, o líder do PSD/Açores a refletir no ditado popular “Mal se apanha o gorgulho na farinha e já julga que é moleiro…”