“Atual Governo não é rigoroso nem verdadeiro quanto à autoria do anteprojeto para o Miradouro da Lagoa do Fogo”, avisa José Contente

PS Açores - 28 de julho, 2021

“É lamentável ver, mais uma vez, a falta de rigor e de verdade deste Governo Regional que, não tendo soluções suas, se apropria do trabalho feito pelo executivo do Partido Socialista”, aponta José Contente, referindo-se ao anteprojeto para o Miradouro da Lagoa do Fogo, que “foi recentemente apresentado como uma proposta nova, quando, na verdade se trata do estudo que tinha sido reformulado na anterior legislatura”.

“A canibalização política é lamentável, mesmo quando o documento que foi agora partilhado no portal do Governo, tinha ainda a identificação da anterior Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo em vez da atual Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas”, acrescenta o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores.

José Contente recorda que “na anterior legislatura, sobre a proposta para o Miradouro da Lagoa do Fogo, foram promovidas três audições públicas, das quais resultaram alterações feitas à proposta inicial, ou seja, a versão agora apresentada por este executivo é resultado desse trabalho feito pelo anterior Governo em proximidade com os parceiros sociais – o que este Governo pretende esconder!”.

Mais, recorda o deputado, “depois de várias reuniões com entidades parceiras, o executivo do Partido Socialista confirmou que iam ser feitas alterações no projeto. Na verdade, no dia 6 de março de 2020 o então Diretor Regional do Ambiente reuniu com a associação AGITA onde comunicou a modificação do projeto e discutidos princípios para uma nova abordagem de intervenção”.

“O novo estudo prévio ficou concluído a 19 de maio de 2020 e foi entregue ao novo responsável pela pasta, como consta das reuniões de transição do Governo, pelo que não é aceitável a falta de verdade com que este executivo aborda o assunto”, acrescentou.