Grupo Parlamentar do PS saúda investimentos do Governo da República na ilha Terceira

PS Açores - 18 de maio, 2021

O Grupo Parlamentar do PS saudou esta terça-feira os investimentos do Governo da República na Ilha Terceira, através de um voto de congratulação, apresentado pela deputada Andreia Cardoso, durante a sessão plenária do Parlamento Açoriano, que decorre esta semana na cidade da Horta.

O voto do PS congratula a instalação do Centro de Controlo de Operações (Network Operations Center - NOC) do Programa “Space Surveillance and Tracking” e a instalação da sede do “Centro do Atlântico” na Base das Lajes.

A deputada Socialista lembrou que estes investimentos "só foram possíveis graças ao trabalho desenvolvido e ao investimento na ciência e tecnologia efetuado pelos anteriores Governos dos Açores, do Partido Socialista e também ao trabalho de cooperação estratégica, que foi feito com o Governo da República".

O NOC, instalado em Angra do Heroísmo, no Parque de Ciência e Tecnologia TERINOV, irá dedicar-se à “monitorização de objetos espaciais na órbita terrestre e será fundamental para prevenir colisões entre satélites artificiais desativados e no ativo”, estes últimos “essenciais na sociedade atual em áreas como a meteorologia, as comunicações móveis, o Global Positioning System (GPS) ou as operações militares”, elencou a Andreia Cardoso.

Outra das funções deste Centro de Controlo de Operações é a de “reforçar a segurança dos cidadãos, monitorizando a entrada na atmosfera desses mesmos objetos”.

Para Andreia Cardoso, os Açores trilham “um interessante caminho de afirmação no cluster espacial, um trabalho afincado, realizado ao longo das últimas duas décadas, que deverá continuar a bom ritmo, para afirmação da Região, mas também para o reforço da projeção espacial do nosso país, na Europa e no Mundo”.

Os deputados socialistas congratularam, ainda, a decisão do Governo da República em investir três milhões de euros para a constituição da sede do Centro do Atlântico, ou Atlantic Centre, na Base das Lajes.

Andreia Cardoso destacou que o Centro do Atlântico será “um importante contributo para a segurança e cooperação em áreas como o ambiente”, congregando vontades entre 16 países: Portugal, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos da América, França, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Marrocos, Reino Unido, São Tomé e Príncipe, Senegal e Uruguai.