Estátua do Surfista acrescenta à marca mas é preciso reforçar condições de prática do Surf na Ribeira Grande, defende PS

PS Açores - 10 de maio, 2021

 

O Partido Socialista da Ribeira Grande considera que a estátua de homenagem ao Surfista, da autoria do escultor Rui Goulart, é uma peça importante para o reforço da marca “Capital do Surf”, mas lembra que tão ou mais importante que isso é criar boas condições para a prática do surf no concelho.

O PS defende, em primeira instância, resolver as questões sanitárias da praia do Monte Verde, que afetam surfistas e banhistas no geral, acabando com a atual situação de “esgoto a céu aberto”.

Neste mesmo local, para reforçar as condições de prática desportiva regular, devem ser criados duches e instalações sanitárias condignas, entende o PS da Ribeira Grande.

Outra proposta dos Socialistas Ribeiragrandenses é o reforço das condições de segurança, designadamente através do reforço das equipas de nadadores-salvadores no local.

O PS/Ribeira Grande recorda que, não obstante o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos neste domínio, a associação da Ribeira Grande ao Surf surgiu pela mão do PS quando, por volta de 2008, começaram a ser criadas condições e a atrair ao concelho as grandes provas nacionais e internacionais de surf.

Esta foi uma aposta do Executivo Camarário de então, que colocou a Ribeira Grande num caminho muito interessante, que tem vindo a desenvolver-se - é certo - mas que precisa agora de um novo impulso.

A Ribeira Grande já tem na sua orla marítima excelentes condições naturais para a prática do Surf, por exemplo, na Praia de Santa Bárbara, no Monte Verde e na Baía de Santa Iria.

Urge agora reforçar a logística de apoio à modalidade, procurar ativamente atrair novas provas nacionais e internacionais e apostar na formação desportiva, se queremos que a Ribeira Grande seja uma verdadeira Capital do Surf, tal como o Partido Socialista defende.