Alexandre Gaudêncio não deve decidir investimentos na Ribeira Grande com base em sondagens de Facebook, alerta PS

PS Açores - 6 de maio, 2021

O Partido Socialista da Ribeira Grande alerta que os investimentos importantes e feitos com o dinheiro público no Concelho da Ribeira Grande não devem ser escolhidos com base em critérios levianos, como uma “sondagem” de Facebook, tal como procurou fazer o atual Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio.

A crítica surge na sequência da publicação de uma “sondagem”, pelo perfil pessoal de Alexandre Gaudêncio no Facebook de um grupo restrito intitulado «Pico da Pedra», com o objetivo de dar a escolher aos Picopedrenses que investimentos devem ser realizados naquela Freguesia.

«Para além deste grupo virtual não constituir uma amostra fidedigna da população residente do Pico da Pedra, pois qualquer cidadão se pode inscrever no mesmo, é impressionante como se misturam aspetos pessoais com a decisão do bem público. A página de Facebook de Alexandre Gaudêncio não representa a nossa autarquia, e a decisão de investimento do dinheiro público não deve surgir de uma suposta “sondagem”», alertam os Socialistas da Ribeira Grande.

As decisões para a Freguesia do Pico da Pedra e para todas as demais freguesias, segundo o PS/Ribeira Grande, devem ser democraticamente decididas com os órgãos representativos das freguesias, que são a Junta e a Assembleia de Freguesia: «Não faz sentido publicar uma “sondagem” num grupo que não chega ao alcance de todos os cidadãos, e que manipula os cidadãos na escolha de uma obra em detrimento de outras».

A publicação surge após a polémica decisão de Alexandre Gaudêncio em recuar num compromisso assumido com a Freguesia do Pico da Pedra, que era o lançamento da obra do parque de estacionamento e ampliação do cemitério local, obra inscrita no Plano da Câmara para 2021 através de um concurso que deveria ter sido lançado no passado mês de março, num valor aproximado de 120 mil euros.

Contudo, o autarca recuou nesta posição na Assembleia Municipal do passado dia 29 de abril, informando que a obra do cemitério já não iria avançar, uma vez que a prioridade era agora a repavimentação da Rua da Lomba e da Rua 1º Parte da Magnólia. A Junta de Freguesia contestou a decisão, alegando não aceitar que uma obra seja preterida em relação a outra, quando as duas são importantes.

Esta quarta-feira, Alexandre Gaudêncio decidiu “auscultar a população para as prioridades de investimento no Pico da Pedra” no Grupo de Facebook “Pico da Pedra”, através do seu perfil pessoal, para que esta se pronunciasse sobre as “prioridades imediatas” da Freguesia.

O PS/Ribeira Grande condena veementemente esta atitude, considerando que uma governação “estratégica”, como o autarca afirma ter, não se compadece com votos de popularidade numa “sondagem” pessoal no Facebook que nem sequer representa uma verdadeira auscultação dos Picopedrenses sobre estas matérias.

Para o PS/Ribeira Grande, o Pico da Pedra merece a execução da obra do cemitério, as vias de comunicações em condições e a rede de águas pluviais a funcionar em condições, investimentos que não devem ser alvo de votações em redes sociais.

O PS/Ribeira Grande entende que os Picopedrenses e os Ribeiragrandenses merecem melhor consideração e melhor governação, assente em critérios técnicos e orçamentais rigorosos, em vez de uma governação ao sabor dos ventos.