José Gabriel Eduardo defende mais empenho para assegurar transporte de mercadorias para a ilha das Flores

PS Açores - 21 de abril, 2021

No debate em Plenário sobre as propostas do atual Governo para o setor dos Transportes, Turismo e Energia, o deputado José Gabriel Eduardo defendeu a renovação do contrato com o navio “Malena” e pediu mais empenho do executivo para a obra da ponte cais no Porto das Lajes das Flores, para assegurar o transporte de mercadorias para a ilha das Flores.

José Gabriel Eduardo referiu que continua a ser necessário um navio para operar no Cais-5 e pediu mais empenho ao executivo: “Senhor Secretário espero que tenha a mesma determinação que teve para contratar um navio para o Corvo. O Corvo merece tudo - e com isto convivo bem -, mas os florentinos não merecem menos e por isso, exige-se que confirme aqui, e agora, e garanta que teremos o navio Malena”.

José Gabriel Eduardo recorda que esse é um “navio experimentado”, que garante “sucesso até à solução da Ponte Cais estar concluída” e rejeita que se ponha em causa o transporte para a ilha “Não devemos entrar em experimentalismos que nos podem sair muito caros”.

O deputado do PS/Açores, eleito pela ilha das Flores, também questionou o executivo sobre a obra no Porto das Lajes das Flores: “Senhor Secretário: Já foi contratada a obra da ponte cais no Porto das Lajes das Flores, sabendo que a partir da sua conclusão fica garantida a operação com os tradicionais navios da cabotagem insular, na ordem dos 100 a 120 metros de comprimento?”.