“Governo dos Açores está mais preocupado em responder a notas de imprensa do que em resolver situação dos pescadores marienses”, lamenta deputada do PS/A Bárbara Chaves

PS Açores - 17 de abril, 2021

“Em vez de resolver a situação dos pescadores de Santa Maria o Governo Regional está mais preocupado com as notas de imprensa do PS/Açores. Em vez de responder ao requerimento, demonstrando o respeito institucional que merece o Parlamento açoriano, o Secretário Regional das Pescas prefere vir arranjar desculpas e queixar-se do Governo do PS”, lamenta Bárbara Chaves, deputada eleita pela ilha de Santa Maria.

“Estes cinco meses de governação já permitiram perceber que este Governo, ao invés de agir e de resolver os problemas das pessoas, vai optar por se queixar e por tentar culpar o anterior governo do PS, quando, na verdade, o Partido Socialista garantiu que este executivo só tinha que concretizar uma obra importante de reabilitação do entreposto frigorífico”, acrescentou a deputada do PS/Açores.

“O Governo do PS fez o que lhe competia, ou seja, lançou o procedimento e adjudicou a obra. A este governo, competia garantir que os pescadores tinham uma solução enquanto decorria a intervenção de reabilitação, fosse através do faseamento da obra, deixando uma das camaras frigorificas disponíveis como defendeu o Partido Socialista, fosse através de uma alternativa para conservação do pescado”.

Na verdade, acrescenta, a deputada mariense, “este Governo não cuidou de proteger os interesses deste setor e passados cinco meses continua sem uma resposta para dar aos pescadores, armadores e comerciantes de Santa Maria, que continuam sem sítio para armazenar o peixe e sem saber se vão ser ressarcidos dos prejuízos”.

Bárbara Chaves insiste: “Queremos que o Governo resolva a situação dos pescadores marienses. Se este governo entendeu que devia executar a obra sem ser por fases, como defendia o PS, ou se nestes meses de governação não planeou uma alternativa com contentores entre outras medidas ou soluções, pelo menos que assuma o seu erro e respeite os pescadores, armadores e compradores de Santa Maria, que estão a ser penalizados e que precisam de ter confiança de que vale a pena continuarem com as suas atividades, para garantir o sustento de que precisam para as suas casas e as suas famílias”.

“Em vez de se preocupar com as notícias, o Secretário do Mar e das Pescas, devia falar com os agentes do setor, devia explicar se tem soluções e quais são, devia assumir se vai ou não compensar estes profissionais pelos prejuízos que estão a sofrer”, acrescenta a deputada do PS/Açores.