Vasco Cordeiro eleito presidente da Comissão para o Aprofundamento da Autonomia

PS Açores - 26 de março, 2021

Vasco Cordeiro foi eleito presidente da Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia. A nova comissão eventual, que vai dar continuidade aos trabalhos da CEVERA, foi constituída esta sexta-feira de manhã e terá como relatora a deputada Ana Luísa Luís e, do Partido Socialista dos Açores, os deputados Miguel Costa e Berto Messias.

Aprovada por unanimidade no Plenário de fevereiro, a Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia conta com representantes de todas as forças políticas do Parlamento Açoriano. “Este é um momento importante e significativo não só para o Parlamento dos Açores, mas para a nossa Autonomia, para o nosso sistema de autogoverno e é por isso que manifesto total confiança no trabalho da Comissão”, referiu Vasco Cordeiro, na apresentação da iniciativa.

Como esclareceu na altura, a nova comissão não será “apenas uma continuação da CEVERA [Comissão Eventual para a Reforma da Autonomia]”, dado que a nova configuração do Parlamento Açoriano é diferente e exige que se dê aos novos partidos com assento parlamentar “a oportunidade de confirmar as opções que foram assumidas no passado”.

A revisão constitucional, a abolição da limitação dos partidos políticos regionais, a reforma do nosso Estatuto e a reforma da Constituição, mas também as questões relacionadas com os poderes da Região quando confrontada com circunstâncias como a da crise pandémica que se vive, ou em geral, situações de emergência sanitária, serão algumas das matérias sobre as quais esta Comissão Eventual se irá debruçar.