PS/Açores apoia criação de bolsas de formação e certificação para profissionais de informação turística

PS Açores - 24 de março, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores votou favoravelmente a iniciativa que prevê a criação de bolsas de formação e certificação para profissionais de informação turística. “No início da pandemia, não esperávamos que um ano depois as limitações impostas por ela continuassem a ditar o nosso dia a dia. Um ano depois, estes profissionais continuam impedidos de trabalhar, pelo que é urgente encontrar respostas para o atual contexto”, afirmou o deputado Rui Anjos.

O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, que intervinha no debate do projeto de resolução proposto pelo BE, realçou os impactos que a pandemia causa pela Covid-19 está a provocar em vários setores e, em concreto no setor do Turismo que, antes, atingia recordes nos Açores e “alavancava a economia da região nos últimos anos”.

“O setor do turismo é o mais penalizado pelas medidas de combate à pandemia a que somos sujeitos e, esta restrição da atividade comercial penaliza, não só o rendimento das famílias, mas também a atividade económica das empresas (…) Todas as atividades ligadas ao turismo são severamente afetadas pois, como sabemos, pura e simplesmente parou. Não estamos a falar de quebras de faturação. Estamos a falar sim, para muitos, de paragem absoluta da atividade!”.

Rui Anjos lembra que “os profissionais de informação turística são determinantes para a promoção dos Açores” e que “são, na sua vasta maioria, trabalhadores independentes e, por isso, não têm vínculo a uma empresa, enquanto outros são empresários em nome individual, são pequenas empresas e há muito sem remuneração, muitos deles estão exclusivamente dependentes deste mesmo fluxo turístico”.

Nesse sentido, reitera, o GPPS considera que esta medida assegura o apoio necessário e permite “aproveitar esta fase de estagnação do setor turístico para a certificação e a formação da classe”.