Deputado José Gabriel Eduardo do PS/Açores questiona Governo sobre se vai renovar contrato com o navio Malena ou se tem outra solução

PS Açores - 24 de março, 2021

O deputado José Gabriel Eduardo quer que o atual governo esclareça os florentinos sobre o transporte de mercadorias para a ilha das Flores. “Pretende o Governo renovar o contrato com o navio Malena ou vai optar por outra embarcação? E em caso afirmativo se existem garantias de assegurar a operacionalidade até agora garantida pelo navio Malena”, questiona o deputado do PS eleito pela ilha das Flores, através de requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional.

Na sequência da destruição do Porto Comercial das Lajes das Flores, provocada pela passagem do furacão Lorenzo, o transporte de mercadorias tem sido assegurado, desde janeiro do ano passado, pelo navio Malena, cujo contrato está a terminar.

“O contrato de fretamento do navio foi assinado entre o Fundo Regional de Apoio à Coesão e Desenvolvimento Económico e a Transinsular – Transportes Marítimos Insulares, SA., produzindo efeitos no dia 9 de janeiro, pelo prazo de 90 dias podendo este prazo ser prorrogado, por mútuo acordo, até ao máximo de 18 meses”, recordou o parlamentar.

José Gabriel Eduardo considera que, tendo em conta que “os 18 meses estão a chegar ao seu fim” e que “uma solução definitiva só será encontrada quando o Porto Comercial das Lajes das Flores for reconstruído” é “imperioso encontrar soluções capazes de permitir que continue assegurado o serviço regular de transporte marítimo de bens e mercadorias para as ilhas das Flores e do Corvo”.

O deputado destaca ainda a necessidade de “assegurar junto dos empresários e população em geral o devido conhecimento da real situação”, pelo que, através de requerimento, pede que o Governo dos Açores “preste os esclarecimentos necessários”.