Sandra Dias Faria considera “importante” dar continuidade à estratégia da Ciência dos Açores sob pena de comprometer os resultados já alcançados

PS Açores - 24 de março, 2021

“O Futuro constrói-se hoje!”, afirmou Sandra Dias Faria esta quarta-feira, no parlamento dos Açores. A deputada e vice-presidente da bancada socialista falava, no âmbito de uma declaração política, sobre o percurso trilhado na Ciência na Região Autónoma dos Açores, do qual “o Partido Socialista muito se orgulha e, consequentemente, do legado que deixou ao atual Governo dos Açores”.

“A afirmação da Ciência como uma aposta da Região Autónoma dos Açores é resultado da criação das fundações do sistema científico regional que permitiram à Região alcançar o patamar que hoje conhecemos”, considerou a parlamentar. Sandra Dias Faria crê que a estratégia que foi definida traduziram-se em metas como aumentar as qualificações dos recursos humanos, incrementar a exposição ao exterior das empresas e centros de investigação ou potenciar a centralidade atlântica dos Açores, tal como enumerou.

E a concretização destes princípios, continuou a deputada, traduziu-se em diversas medidas que “marcam a Agenda científica na Região”. Exemplos disso são, como enunciou: a captação de mais empresas de base tecnológica para o Terceira Tech Island, a promoção dos Açores como plataforma para acolher e hospedar projetos científicos, a promoção do AIR Centre como uma entidade geradora de parcerias, a promoção de Santa Maria como hub para a área do espaço, a implementação do cluster do mar enquanto projeto mobilizador, o investimento contínuo nos parques de ciência e tecnologia de São Miguel e da Terceira e a definição de um novo modelo de financiamento do sistema científico.

“As bases para o futuro da Ciência nos Açores estão lançadas”, afirmou Sandra Dias Faria. “A estratégia concebida pelos governos do Partido Socialista permite que hoje tenhamos um conjunto de projetos em curso, alguns dos quais de grande envergadura e com enorme potencial para a Região”, clarificou.

A parlamentar socialista realçou alguns pontos da estratégia presente no programa do PS e que considerou importante dar continuidade a esta estratégia “sob pena de comprometer os resultados já alcançados”. O desenvolvimento do ‘Polo Espacial dos Açores’, “a sua continuidade traduzir-se-á na criação de uma Entidade Regional do Espaço e na produção de uma Estratégia Regional para o Espaço”; o desenvolvimento do ‘Cluster do Mar dos Açores’, “os Açores assumem uma vocação inata para as ciências do mar”.

Sandra Dias Faria salientou ainda a importância do ‘Programa de captação de investidores e de inovação – Açores ‘Incubadores’, “tal estratégia permitirá posicionar os Açores como região atrativa para fixação temporária e intermitente de quadros altamente especializados, no âmbito do projeto nacional 'e-Residency'”.

“Os agentes da Ciência nos Açores esperam que se continue a trilhar um caminho de crescente investimento e de conquistas para o futuro dos Açores. O Partido Socialista, ainda que noutro papel, dará, como sempre, o seu contributo”, garantiu a deputada.