PS/Açores congratula-se pela aprovação do projeto LIFE IP Climaz

PS Açores - 19 de fevereiro, 2021

“O PS/Açores congratula-se pela aprovação do projeto LIFE IP Climaz por parte da Comissão Europeia que disponibilizou 11,9 M€ para ajudar as entidades locais a implementar o programa de adaptação e mitigação às alterações climáticas nos Açores”, sublinhou José Contente, acrescento que a medida se enquadra no âmbito da implementação do Programa Regional para as Alterações Climáticas (PRAC), aprovado na anterior legislatura.

“O projeto que foi candidatado pelo Governo Regional do PS em 2020, teve agora a sua aprovação e comparticipação financeira pela Comissão Europeia”, acrescentou o deputado do PS/Açores, recordando que “o primeiro projeto LIFE - designado LIFE VIDALIA  - aprovado para os Açores data de julho de 2018 e consistiu num programa de valorização e inovação que permite a conservação de espécies da flora endémica do arquipélago”.

Também em 2019, refere o socialista, “foi aprovado o projeto LIFE IP AZORES NATURA (Proteção Ativa e Gestão Integrada da Rede Natura 2000 nos Açores), LIFE17, que abrange 24 Zonas Especiais de Conservação, 15 Zonas de Proteção Especial e 2 Sítios de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000, procurando obter um contributo significativo para a conservação de espécies e habitats protegidos em ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos dos Açores”.

Ainda em relação ao LIFE IP AZORES NATURA, sublinha que se trata de um projeto que tem a duração de nove anos e um orçamento total de 19.087,522€ (dezanove milhões, oitenta e sete mil e quinhentos e vinte e dois euros): “Até agora este tinha sido o único projeto do género aprovado em Portugal. Agora, com a aprovação do LIFE IP CLIMAZ passam a dois os únicos projetos aprovados e ambos dos Açores”.

José Contente referiu também o LIFE BEETLES, “um projeto de conservação da Natureza cofinanciado em 55% pela União Europeia, coordenado pela Direção Regional do Ambiente que tem como parceiro a AZORINA S.A., num investimento global de 1,76 milhões de euros, com a duração de 5 anos”.

Agora, destaca o deputado do PS/Açores, com o projeto LIFE IP CLIMAZ, “a Região é, deste modo, mais uma vez reconhecida como território com elevados níveis de qualidade ambiental, com base no trabalho e medidas dos Governos socialistas que sempre pugnaram para se atingir este patamar de sustentabilidade ambiental, sendo, por isso, motivo de regozijo para o PS/Açores”.