Deputados do PS/Açores querem mais informações sobre estudo do leite anunciado pelo Presidente do Governo

PS Açores - 15 de fevereiro, 2021

Na sequência do anúncio feito pelo Presidente do Governo dos Açores da concretização de um estudo sobre a fileira do leite, o Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou no Parlamento Açoriano um requerimento a solicitar mais informações. “Consideramos que é importante saber quando e em que moldes vai ser realizado esse estudo e que medidas o Governo vai, entretanto, implementar para o setor, dada a urgência da situação que não pode esperar pelos resultados do estudo”, adiantou Patricia Miranda.

Em relação ao estudo, acrescenta a deputada do PS/Açores, “importa, em nome da transparência, saber em que moldes vai ser estruturado, quem serão os responsáveis pela execução do estudo e quais os objetivos a que se propõe”. Simultaneamente, refere Patricia Miranda, “tendo em conta as crescentes dificuldades com que o setor se depara, que medidas tem previsto implementar o Governo Regional enquanto não se tem acesso às conclusões do referido estudo?”.

Para Patricia Miranda, o Governo dos Açores deve também tornar público se “assume, ou não, a urgência da resposta que se exige devido aos efeitos da pandemia e da sucessiva baixa ao preço do leite”, isto porque “nos últimos anos se tem verificado uma intensificação e uma maior competição no setor de leite e lacticínios, criando desequilíbrios nos mercados” e os impactos foram exacerbados pela pandemia”.

A deputada do PS/Açores refere o “nível de emprego, direto e indireto, inerente às mais diversas áreas e atividades do setor leiteiro” e destaca “as dificuldades que o setor atravessa devido à diminuição do rendimento do produtor pelo baixo preço pago à produção”. Por isso, acrescenta, “urge estudar este setor, por forma a dar respostas aos anseios dos produtores, através da implementação de estratégias que possam ter aplicabilidade a longo prazo nos domínios da valorização e da sua restruturação”.