Deputados do PS/Açores destacam importância de se dar continuidade às medidas de apoio ao setor do Turismo

PS Açores - 10 de fevereiro, 2021

 A situação económica da Ilha do Faial, e em concreto as quebras no Turismo, esteve em destaque na reunião que os deputados do PS/Açores tiveram com a direção da Câmara do Comércio e Indústria da Horta. “É preciso continuar a implementar medidas, apresentar propostas e garantir que os apoios aprovados chegam com celeridade aos empresários”, afirmou Ana Luísa Luís, no final do encontro.

“A salvaguarda do emprego e da autossuficiência das empresas devem continuar a ser a prioridade”, destacou a deputada do PS/Açores, eleita pela Ilha do Faial, considerando que o novo executivo deve “não só acelerar as medidas que estão em vigor, e o pagamento das mesmas, mas também, promover outras iniciativas ou dar continuidade às que foram implementadas no ano passado para criar alguma dinâmica num setor bastante afetado”.

Em resposta aos jornalistas, Ana Luísa Luís confirmou as preocupações manifestadas por alguns empresários relativamente à operacionalização de medidas já em vigor: “Entendemos que em relação a todas as iniciativas que já estavam operacionalizadas e devidamente articuladas com as entidades, deve ser dada a máxima prioridade para que se possam proceder aos pagamentos”.

Como se sabe, acrescentou a parlamentar, “estes primeiros meses do ano são, por natureza, mais difíceis para as empresas, ainda mais quando vivemos numa situação pandémica e quando já foram anunciadas medidas restritivas para o Carnaval, o que significa que as empresas estão de facto numa situação muito difícil”.

Quanto a propostas concretas, referiu, por exemplo, a hipótese de se “retomar o programa Viver Açores que teve muito sucesso o ano passado e que permitiu criar alguma dinâmica ao nível do mercado interno”. Esta foi uma matéria já abordada pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores através de requerimento ao Governo entregue na ALRAA.