PS/Açores aprova iniciativa para aquisição de 250 mil testes rápidos de despiste à Covid-19

PS Açores - 26 de janeiro, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores votou favoravelmente a iniciativa do CDS-PP que recomenda ao Governo dos Açores que adquira 250 mil testes rápidos de antigénico. “Desde a primeira hora do combate à pandemia nos Açores que o Partido Socialista valorizou a importância de se testar a população”, adiantou Tiago Lopes.

“Se assim não fosse não tinha trabalhado para que agora tivéssemos mais capacidade de análise laboratorial com a parceria com a Universidade dos Açores. Se assim não fosse, na legislatura anterior não tinha adquirido os testes rápidos de antigénio que permitiram a sua utilização na anterior e na atual legislatura”, acrescentou, referindo-se à aquisição de 100 mil testes.

No entanto, como realçou, é preciso ter critérios, para “assegurar que se evitem situações como as que se registaram nos últimos dias, criando alarmismo e desconfiança quanto à fiabilidade de testes”.  Nesse sentido, o parlamentar procurou obter mais esclarecimentos do executivo açoriano, sobre a aquisição e utilização destes testes.

“No que concerne a uma possível aquisição de testes rápidos de saliva, conforme transmitido pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, não existindo posição formal da DGS e INFARMED relativamente aos mesmos, para que não aconteça o sucedido recentemente com uma empresa regional, importava saber, de forma clara e transparente como o Governo dos Açores preconiza a sua intervenção, quais os critérios utilizados e constantes no caderno de encargos para a avaliação e seleção dos testes rápidos a adquirir para a Região”, questionou.