Deputados do PS/Açores defendem importância de dar continuidade ao Porto Espacial em Santa Maria

PS Açores - 21 de janeiro, 2021

Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha de Santa Maria consideram que dada a importância que o projeto do Porto Espacial tem para a ilha, é importante dar continuidade a todo o trabalho que foi realizado nos últimos anos e promover o esclarecimento dos marienses sobre o processo que está em curso.

Bárbara Chaves recordou que nos últimos anos, “os Governo do Partido Socialista desenvolveram um conjunto de ações, ao nível do setor espacial, de relevante importância para a ilha de Santa Maria, quer ao nível da instalação de infraestruturas, quer com a criação de um quadro legislativo regional que permite que a Região promova a salvaguarda dos interesses específicos dos Açores”.

Nesse âmbito, acrescenta a parlamentar, foi lançado um concurso para a instalação de um Porto Espacial e, durante esse processo, o anterior Governo dos Açores, promoveu o esclarecimento da população através da realização de sessões públicas para os marienses e uma reunião com o conselho de ilha.

Agora, defende a deputada do PS/Açores, importa garantir que o projeto continua a contar com o empenho do novo executivo e que os marienses são informados ao longo do processo. Nesse sentido, e face às informações que a Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital prestou aos Órgãos de Comunicação Social, sobre a apresentação de duas propostas para a instalação do Porto Espacial de Santa Maria, os deputados do PS/Açores, esperam mais informações do novo executivo.

Para quando está prevista “uma nova Sessão Pública para apresentação do ponto de situação do projeto de instalação de um Porto Espacial em Santa Maria, à semelhança do que vinha sendo desenvolvido pelo anterior Governo do Partido Socialista, destinado à população em geral”, é uma das informações solicitadas pelos deputados do PS/Açores, através de um requerimento entregue no Parlamento Açoriano.

Bárbara Chaves considera, também, que é importante que o novo Governo dê garantias quanto ao seu empenho na concretização deste projeto de “importância inequívoca” para Santa Maria e para os Açores. E, no que diz respeito à Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, os deputados do PS/Açores, sublinham a relevância de saber quais as diligências que o governo efetuou para perceber em que fase está o recrutamento do novo Presidente da Agência e que iniciativas “a mesma Agência pretende desenvolver em Santa Maria nos próximos meses”.

Tendo em conta que o anterior Governo tinha já apresentado um projeto para “a recuperação” da antiga “Casa do Diretor” - um importante edifício histórico -, para ser instalada definitivamente a sede da Agência Espacial Portuguesa, a deputada do PS/Açores destaca a necessidade de se saber em que ponto está o procedimento concursal.