Cadeia da Horta: PSD revela incapacidade de atuação

PS Açores - 16 de dezembro, 2020

As declarações da Comissão Política do PSD/Faial sobre a Cadeia de Apoio da Horta são uma manobra de distração para ludibriar os faialenses quando, a bem da verdade, nada fez nos locais próprios para que a situação fosse diferente.

Para o Secretariado da ilha do Faial do Partido Socialista, o comunicado do PSD sobre esta matéria revela aquele que tem sido o modo de atuação deste partido que, neste caso, se baseia num aproveitamento das condições de trabalho e humanas dos utilizadores e prestadores de serviços daquela instituição.

O PSD não sabe fazer mais nada senão manifestar preocupação, todavia, não tem qualquer iniciativa política nos locais próprios, ou seja, na Assembleia da República, onde pode e deve exercer influência, para alterar qualquer realidade sobre o funcionamento da Cadeia de Apoio da Horta. Aliás, na Assembleia da República o que se conheceu da atuação do PSD nesta matéria foi a sua abstenção perante uma proposta, em sede de Orçamento de Estado para 2021, que propunha a realização de obras na Cadeia da Horta, o que desacredita totalmente as próprias declarações públicas que presta.

Numa altura em que a Câmara Municipal da Horta se chegou à frente, dirigiu missivas ao Governo da República, questionou e reuniu com a Direção Geral dos Serviços Prisionais, pressionou e tornou possível o não encerramento do estabelecimento prisional da Horta, não esquecendo, claro está, todo o empenho que os deputados do Partido Socialista na Assembleia da República tiveram nesta matéria, o que o PSD revela é que não tem capital político para fazer uma intervenção sobre esta matéria.

A Cadeia de Apoio da Horta foi, por isso, para o PSD, apenas motivo de fotografia e campanha eleitoral. Depois disso, nada fizeram.