Vasco Cordeiro indicado para membro efetivo do Comité das Regiões

PS Açores - 27 de novembro, 2020

Vasco Cordeiro é um dos nomes que o Governo Português vai indicar ao Conselho da União Europeia para ser membro efetivo do Comité das Regiões. A decisão do Conselho de Ministros, no seguimento de iniciativa do Primeiro-Ministro, António Costa, e que foi conhecida esta sexta-feira, permite que, pela primeira vez, um português, neste caso, Açoriano, venha a presidir ao Comité das Regiões a partir de 2022.

“Esta é uma grande responsabilidade e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, até porque julgo ser a primeira vez em que um deputado regional é nomeado para fazer parte, como membro efetivo, deste órgão da União Europeia”, adiantou Vasco Cordeiro.

Vasco Cordeiro confirma que esta nomeação “está diretamente ligada à circunstância de, em fevereiro deste ano, ter sido eleito 1º Vice-Presidente do Comité das Regiões, o que, no âmbito do acordo político entre os vários grupos políticos aí representados, levará a que, a partir de 2022, assuma a respetiva presidência”.

Ao contrário do que então foi referido, “essa eleição não é da organização ou entidade que um membro representa, mas sim da pessoa individual, no âmbito do seu grupo político. Quer isto dizer, que não estando eu presente no Comité das Regiões, o próximo presidente seria, seguramente, socialista, mas de outra qualquer região da União Europeia”, acrescentou.   

Vasco Cordeiro saudou José Manuel Bolieiro como novo membro açoriano do Comité das Regiões, na qualidade de Presidente do XIII Governo dos Açores, e deixou um “agradecimento muito especial à Senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Dr.ª Cristina Calisto que, cedendo o seu lugar de membro efetivo permitiu a minha nomeação e assegurou que um Açoriano possa aceder à presidência desse órgão da União Europeia”.

O Comité das Regiões é a instituição europeia que tem de ser consultada pela Comissão, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu quando está em causa legislação sobre matérias como Emprego, Política Social, Coesão Económica e Social, Transportes, Energia e Mudanças climáticas. O comité é composto por eleitos regionais e locais que representam os 27 países da União Europeia.