Políticas públicas estão a valorizar a Região e a criar mais emprego qualificado, garante Vasco Cordeiro

PS Açores - 13 de outubro, 2020

O Presidente do PS/Açores destacou, esta segunda-feira, a importância de se conciliar o “aproveitamento dos recursos endógenos”, com a “valorização do conhecimento produzido na Região” e com o “fomento do empreendedorismo”, por forma a contribuir para “a criação de riqueza” e de “emprego qualificado” nos Açores.

Na sequência de uma visita a uma empresa de biotecnologia e investigação, a Algicel, Vasco Cordeiro recordou que, por causa da pandemia, é preciso “reavaliar” e “reposicionar” a economia, e defendeu que “a criação de medidas” deve, tal como acontece com as que já estão implementadas, potenciar a utilização dos recursos da Região, a produção de conhecimento - em que a Universidade dos Açores também tem um papel a desempenhar - e deve “fomentar o empreendedorismo”.

Vasco Cordeiro sublinhou “o papel que os sistemas de incentivos têm, na ligação de todas essas componentes que relevam, em última instância, para a criação de riqueza e para a criação de emprego aqui na nossa Região”. É nesse sentido que vão “as opções públicas e as políticas” concretizadas no programa eleitoral do PS/Açores, que pretendem, através, por exemplo, de um sistema de incentivos interligar “a produção científica”, “o conhecimento” e “o papel da Universidade dos Açores”, para criar “emprego qualificado”.

Questionado sobre os jornalistas em relação ao Orçamento de Estado para 2021, Vasco Cordeiro sublinhou que “o cumprimento da Lei de Finanças das Regiões Autónomas, tem sido uma constante, tem sido uma certeza com este Governo da República e este Orçamento confirma-o também”. O Presidente do PS/Açores realçou ainda, a este propósito, a “preocupação” com “o relançamento da economia a nível nacional” e “uma atenção muito precisa e muito concreta, também para atenuar, para agir face às consequências sociais que desta situação da pandemia, deriva”.