Aumento da oferta de consultas médicas reflete investimento do Governo, afirma Teresa Machado Luciano

PS Açores - 10 de outubro, 2020

A Secretária Regional da Saúde salientou hoje, na Horta, que o número de consultas médicas tem vindo a aumentar “de forma consistente” na Unidade de Saúde da Ilha do Faial nos últimos quatro anos, refletindo o “investimento do Governo dos Açores na promoção da saúde nas nove ilhas”.

Teresa Machado Luciano, que falava à margem de uma visita às obras do novo Centro de Saúde da Horta e sede da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, revelou que esta realizou mais de 37 mil consultas em 2019.

Relativamente a 2020, a atividade assistencial está “em franca recuperação”, afirmou a governante, tendo a Unidade de Saúde da Ilha do Faial realizado 28 mil consultas médicas entre janeiro e setembro, mais duas mil do que no mesmo período do ano anterior.

A Unidade de Saúde da Ilha do Faial, que serve cerca de 15 mil utentes, conta agora com 104 profissionais, mais 17 do que no final de 2015, entre os quais oito médicos, cinco médicos em formação, 25 enfermeiros, dois médicos dentistas, dois nutricionistas e um psicólogo.

A titular da pasta da Saúde referiu ainda que o novo Centro de Saúde da Horta, com uma área total de 2.000 metros quadrados, num investimento de cerca de três milhões de euros, contemplará oito núcleos de saúde familiar, o serviço de saúde materno-infantil, gabinetes de vacinação, psicologia, terapia da fala, medicina dentária e nutrição e um espaço dedicado ao apoio domiciliário.

As obras de construção do novo edifício, contíguo ao Hospital da Horta, deverão estar concluídas dentro de um mês e fomentar a proximidade entre o Centro de Saúde e o Hospital da Horta, afirmou a Secretária Regional, promovendo a “continuidade de cuidados, bem como a acessibilidade e a comodidade dos utentes”.

As novas instalações incluem ainda todas as valências de natureza administrativa que suportam o funcionamento da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, bem como uma sala de formação.

(GaCS)