Lara Martinho condena postura do PSD em relação aos Açores

PS Açores - 9 de outubro, 2020

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Lara Martinho, condenou a postura do PSD durante o debate relativo ao próximo Conselho Europeu: “As intervenções dos dois deputados do PSD/Açores não passaram de uma vã tentativa de instrumentalização eleitoralista”.

O mais grave, acrescentou a parlamentar, “foram as afirmações proferidas em relação ao Porto da Praia da Vitória. Antes diziam que as verbas para o GNL tinham sido transferidas para a ferrovia. Agora, vieram dizer que o Governo da República trocou o porto da Praia da Vitória pelo porto de Sines. Qual será o próximo destino inventado pelo PSD/Açores?”.

Lara Martinho considera que “este tipo de afirmações cai no descrédito total”. A deputada dos Açores também criticou o argumento relativo à Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, “dizem que não é mencionado o porto da Praia da Vitória para a instalação de GNL ou hidrogénio e ignoram que o documento não refere uma única vez por ex. o Porto de Sines”.

Este tipo de afirmações “é uma deslealdade intelectual e é, mais uma vez, não querer entender algo tão simples quanto isto: a gestão das infraestruturas portuárias está no Ministério das Infraestruturas e Habitação e não no Ministério do Mar. Por isso, é falso afirmar que Lisboa abandonou a Praia para apostar em Sines”.

Lara Martinho também defendeu que quanto ao POSEI não se pode “pôr em causa a defesa acérrima que tem sido feita, pelo Governo Regional e pelo Governo da República” e discordou “da proposta da UE relativa a um corte de 3,9%”. Lembrou que “o então comissário da Agricultura Phil Hogan, da família política do PSD, anunciou numa ida aos Açores que não haveria cortes nos apoios do POSEI em todas as Regiões”.

No entanto, “não inscreveu a verba adicional na proposta final da Comissão e é por isso que estamos na situação em que estamos, de luta continua para garantir a manutenção das verbas do POSEI. Quanto aos outros fundos europeus disponibilizados à Região, estes aumentaram exponencialmente com a negociação do próximo Quadro Comunitário 2021-2027, serão superiores a 3.257 milhões de euros”, acrescentou.