Açores voltam a integrar o TOP 100 de Destinos Sustentáveis

PS Açores - 9 de outubro, 2020

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou hoje que os Açores voltam a integrar a lista do TOP 100 de Destinos Sustentáveis da Green Destinations.

“São reconhecimentos como este que nos fazem continuar este caminho no rumo da sustentabilidade com mais força e mais entusiasmo”, afirmou Marta Guerreiro.

“Não posso deixar de evidenciar o orgulho e a satisfação por recebermos, uma vez mais, este reconhecimento, que coloca os Açores num nível promocional elevado no que diz respeito às questões de sustentabilidade, pelas quais nos batemos e somos reconhecidos”, frisou a titular da pasta do Turismo.

 

A governante salientou que, desde o ano passado, os Açores são certificados como Destino Turístico Sustentável, sendo o único arquipélago no mundo e a única região do país com essa distinção, considerando que “este foi um trabalho, nem sempre visível, dos últimos anos, com consequências muito positivas, principalmente nos tempos que se vivem atualmente”.

“Assistimos a uma reconfiguração do setor do turismo, mas, neste aspeto, os Açores anteciparam um conjunto de ações e medidas”, salientou a Secretária Regional.

“Devemos orgulhar-nos de estarmos a liderar este caminho de desenvolvimento sustentável no turismo”, afirmou Marta Guerreiro, reforçando, no entanto, que “um destino com certificação de sustentabilidade nunca pode considerar que o seu trabalho está terminado e é por isso que estamos no segundo ano do processo de certificação, partindo agora para a conquista do Galardão de Ouro de Destino Sustentável pela entidade certificadora de destinos EarthCheck”.

“A EarthCheck é uma certificadora que se rege por critérios rigorosos do Global Sustainable Tourism Council, isto é, com a chancela das Nações Unidas, o que atesta a qualidade da sua ação e da nossa certificação como Destino Turístico Sustentável”, sublinhou.

“O objetivo dos Açores é manter este posicionamento estratégico e continuar a afirmar a Região como uma referência mundial de destino, efetivamente, sustentável”, garantiu.

Segundo a governante, “importa sermos cada vez mais ambiciosos e continuar a trabalhar para alcançar os mais elevados níveis desta certificação”.

Com este TOP 100, a Green Destinations reconhece e apresenta histórias de turismo sustentável e as suas boas práticas como exemplos inspiradores para outros Destinos, para operadores turísticos e para viajantes.

A lista do TOP 100 de destinos sustentáveis pode ser consultada em: https://greendestinations.org/sustainabletop100/.

Em 2020, a Green Destinations já tinha distinguido os Açores na categoria 'Best of Nature', em 2019 na categoria 'Best of Europe', como uma das regiões que contribuiu para Portugal ser galardoado com aquele prémio, e, em 2018, na categoria 'Best of the Atlantic'.

Desde 2012 que o arquipélago é também galardoado pelo Quality Coast, programa da Green Destinations, sendo, desde 2014, um destino platina, o nível mais alto deste galardão, que distingue as melhores práticas de destinos sustentáveis.

A Green Destinations é uma fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, liderando uma parceria global de representantes, organizações especializadas e instituições académicas.