“Estamos de facto a viver um ano com resultados muito positivos na safra do atum, que só neste mês irá ultrapassar os 6 Milhões de Euros, e defendemos que os proveitos obtidos se devem refletir nos rendimentos dos pescadores dos Açores”, afirmou José Ávila. O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores falava, esta sexta-feira, no âmbito de uma visita realizada ao Porto de Pescas e à Lota de Ponta Delgada.
Sobre as infraestruturas em Ponta Delgada, os deputados do Partido Socialista à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que foram acompanhados pela Administração da Lotaçor durante a visita, ficaram “elucidados sobre as necessidades destes equipamentos para o Porto de Pescas e Lota em Ponta Delgada, bem como dos melhoramentos que estão previstos nos próximos tempos”.
José Ávila disse ainda que, até hoje, “as capturas de atum, nos Açores, mais que duplicaram relativamente a todo o ano de 2017”, contribuindo para um valor comercial da pesca “já superior a 22 Milhões de Euros, perspetivando-se uma evolução muito positiva até ao final do ano de 2018”, disse.
No entanto, como faz questão de realçar o deputado socialista, “os bons resultados não se limitam ao atum já que, o total das capturas dos últimos 12 meses registaram um crescimento na ordem dos 41%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior”.