O Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores vai apresentar uma proposta de alteração ao Decreto Legislativo Regional, que define os sistemas de controlo e divulgação do consumo de energia em edifícios e vias públicas dos Açores, conforme anunciou o deputado André Rodrigues, esta terça-feira, durante a Sessão Plenária.
“Foram identificadas necessidades que não estão contempladas no atual diploma, há respostas que é preciso adequar para contribuir para a eficiência nos edifícios e nas vias públicas nos Açores”, afirmou André Rodrigues após a discussão desta matéria em Plenário.
Conforme fez questão de sublinhar, algumas das medidas previstas no diploma aprovado em 2011, “estão mais direcionadas para a divulgação do consumo energético, do que para a sua efetiva concretização”. Assim, como reconheceu o Partido Socialista durante o debate, “o futuro da eficiência energética será garantido com a implementação efetiva do Programa de Eficiência Energética da Administração Pública da Região Autónoma dos Açores”.
André Rodrigues destacou, a título de exemplo, a “importância do gestor local de energia que em conjunto com as empresas de serviços energéticos, vão efetivamente implementar medidas de melhoria da eficiência energética nos edifícios públicos dos Açores”.
“Lamentavelmente, aquele que pretende ser o maior partido da oposição insiste em falar no passado, ignorando o que se está a fazer atualmente e o que se vai implementar no futuro”, concluiu o deputado André Rodrigues.