O Faial tem constatado um crescimento sustentado nas dormidas de 21,9%, quando comparado com 2016 e 2017, realçou o deputado do Partido Socialista Açores, eleito pela Ilha do Faial. Tiago Branco falava esta sexta-feira, após reuniões em dois empreendimentos turísticos faialenses, o Lofts Azul Pastel e o Alojamento Local Monte da Guia, ambos na Freguesia das Angústias.
“Estamos a realizar estas visitas para verificar, inloco, os investimentos que se estão a ser realizados na ilha do Faial, em áreas que têm sido responsáveis pelo crescimento do turismo e das dormidas: o alojamento local e a própria hotelaria tradicional, neste caso em particular, num estilo diferente, mais vocacionado para apartamentos turísticos”, explicou Tiago Branco.
Para o deputado do Grupo Parlamentar do PS Açores, o aumento do número de dormidas é um sinal, cada vez mais claro, do aumento do turismo na Ilha: “Temos de estar preparados para esta tendência de crescimento do turismo e estes dois investimentos são um exemplo do que pensamos que deve ser valorizado, ou seja, oferecer o nosso destino com qualidade”.
“Além do crescimento verificado no alojamento local, também a hotelaria tradicional tem sido um instrumento muito relevante para a nossa capacidade de responder aos desafios do turismo, registando um aumento de 38%, comparando 2017 com 2012”, revelou ainda Tiago Branco. O deputado socialista salientou, também, “a junção de esforços entre o Governo Regional e os nossos empresários, em muitos casos, jovens empresários, para responder ao desafio da diversificação da nossa oferta, com a devida qualidade, para que também aumentemos a nossa competitividade neste setor”.
“Nós, ao contrário de alguns atores políticos da oposição, valorizamos o que de bom é feito no Faial. Não estamos sempre à procura de ver o lado frágil da estatística, mas sim a valorizar o que é feito. O trabalho que estes empresários faialenses desenvolvem é um grande contributo para evolução do Faial enquanto destino turístico”, acrescentou o parlamentar à margem das visitas.