O setor do turismo esteve em destaque na sessão Plenária de outubro, no âmbito de uma interpelação que o Grupo Parlamentar do PS Açores apresentou. “A aposta no Turismo tem tido resultados positivos em todas as ilhas dos Açores, incluindo Santa Maria, onde se verificou um aumento nos passageiros desembarcados até agosto e apesar das dormidas não terem tido o crescimento expressivo do ano transato, só nos primeiros cinco meses deste ano, os proveitos totais da hotelaria cresceram cerca de 30%”, realçou João Vasco Costa.
Depois dos encontros realizados no âmbito do Roteiro sobre o setor do Turismo, em que os deputados socialistas eleitos por Santa Maria escutar diversos intervenientes, João Casco Costa destacou a importância da iniciativa privada e do Governo dos Açores: “A ideia de que, embora se estejam a dar passos muito significativos e positivos no setor do turismo, tal não permite descansar à sombra dos bons resultados e, por conseguinte, continuando o Governo na esteira do que tem vindo a fazer e bem”.
Merece também realce “a abertura e consciencialização existente nos empresários para questões relacionadas com a sustentabilidade e preservação ambiental, eco turismo, e com as potencialidades do turismo de natureza, tanto na oferta específica das atividades do mar, como em nichos específicos como a geologia, coasteering, canioning, e a observação de Aves, por exemplo”.
Agora, defende João Vasco Costa, “ainda há trabalho que é preciso fazer para minorar a carência de recursos humanos e da sua qualificação, designadamente na restauração, bar e mesa e hotelaria, que permita um atendimento com mais qualidade a quem demanda a ilha de Gonçalo Velho”. O deputado do PS Açores, questionou a estratégia do executivo sobre a criação de circuitos entre as ilhas que privilegiem e potenciem as especificidades de cada uma.