O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Ribeira Grande anunciou sexta-feira que vai reforçar os apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, apoiando, entre outras possibilidades, “a contratação de efetivos”.
Fernando Sousa reuniu com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande no âmbito de um amplo processo de “auscultação das instituições do concelho”.
"Foi uma ocasião para, sobretudo, ouvirmos e trocarmos impressões sobre problemas concretos que afetam o normal funcionamento da corporação”, afirmou.
Para além de saudar os bombeiros “pelo mérito e pelos atos heroicos que cada um desses homens e mulheres prestam para o bem, salvamento, socorro e segurança do próximo” e de evidenciar os sucessivos prémios alcançados nas competições nacionais e internacionais em que têm participado, o candidato do PS apresentou “as principais medidas e modelos de parceria que pretende manter, ajustar e reforçar com a associação humanitária”.
Fernando Sousa defende um acordo permanente em que a Câmara Municipal assumirá a contratação definitiva de bombeiros em situação precária, defendendo também a disponibilização, a tempo inteiro, de uma profissional na área da psicologia, com formação específica na intervenção em crise, para apoio à população e aos bombeiros no âmbito da Ação da Proteção Civil Municipal, à semelhança do que já existe no INEM.
O candidato socialista quer, igualmente, melhorar os protocolos existentes e comparticipar a utilização das piscinas pelos alunos do concelho em período letivo.
Relativamente ao voluntariado, Fernando Sousa disse que é necessário “cativar mais pessoas para integrarem o corpo de bombeiros como voluntários”, considerando que para isso é preciso “ampliar as vantagens existentes”.
No encontro com a Direção dos BVRG, o candidato do PS anunciou ainda que pretende “trazer para a Ribeira Grande a realização de uma das provas internacionais em que os BVRG têm participado”.
“Será uma forma de homenagear todos os homens e mulheres que têm levado o nome Ribeira Grande além-fronteiras com grande honra e orgulho”, afirmou Fernando Sousa.