Domingos Cunha apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE PESAR
FALECIMENTO DO DR. ADELINO DINIS DIAS
No passado dia 21 de junhofaleceu o Dr. Adelino Dinis Dias, aos 66 anos de idade, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, sócio fundador da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e ex-delegado da Associação, nos Açores.
O Dr. Adelino Dinis Dias nasceu em Avô, freguesia do concelho de Oliveira do Hospital, e realizou os seus estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde conclui o curso de Medicina em 1975, o curso de Medicina Legal em 1976 e o de Hidrologia e Climatologia Médicas em 1977.
Em 1978 optou por vir para os Açores, onde se radicou nas Furnas e desenvolveu a sua carreira clínica no Centro de Saúde da Povoação.
Mais tarde, obteve a especialização em Medicina Geral e Familiar, por via da formação específica em exercício.
Foi orientador de formação durante mais de duas décadas e coordenador do Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar nos Açores durante cerca de dez anos.
A par do desempenho da sua atividade clínica desempenhou, também, as funções de presidente da Associação para o Planeamento Familiar, Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores e foi diretor das Termas do Vale das Furnas.
Em 2012, concluiu a especialidade clínica de Medicina do Trabalho, que acumulou e desempenhou com as demais, e no passado mês de abril tinha sido nomeado para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Corvo.
A par do desempenho profissional, o Dr. Adelino Dinis Dias teve uma intervenção cívica e comunitária com relevo, onde se destaca o ter presidido à direção da Associação dos Bombeiros Voluntários da Povoação e foi sócio fundador do Lions Clube da Povoação e do Clube Naval da Povoação.
Mais importante do que tudo isto era o reconhecimento e o apreço que as gentes das Furnas tinham por ele, a que se junta noutros tempos como nos mais recentes, as do Corvo, tendo deixado, com certeza, muita saudade a quem cuidou com tanto carinho, competência e humanismo ao longo das últimas décadas.
O Dr. Adelino Dinis Dias é e será sempre, sem dúvida, uma referência para a Medicina Geral e Familiar dos Açores, e um exemplo de médico e defensor intransigente dos valores da Medicina Geral e Familiar, que tão bem soube desempenhar.
Deixa uma herança valiosa a todos os Médicos de Família que exercem atividade na Região Autónoma dos Açores, muitos deles, seus discípulos.
Por estas razões, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no mês de setembro, a aprovação deste Voto de Pesar, o qual deve ser dado a conhecer à sua Família, à Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e à delegação regional da Associação Portuguesa dos Médicos de Medicina Geral e Familiar.
Disse.
Horta, Sala das Sessões, 7 de setembro de 2017