O Candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada realçou a “enorme participação” da sociedade civil no âmbito do Fórum “Viver Ponta Delgada”, que culminou com a entrega, esta sexta-feira, de um documento com contributos que serão integrados no programa eleitoral do PS, com o objetivo de dar “uma nova dinâmica, um novo ímpeto ao desenvolvimento concelho”.
“Quero realçar a enorme participação cívica dos cidadãos de Ponta Delgada neste projeto, não só com estes contributos ao nível do Fórum Viver Ponta Delgada, mas também com a integração nas listas do PS aos vários órgãos autárquicos”, afirmou Vítor Fraga, frisando que “cerca de 80 por cento de independente integram as nossas listas”.
“Isto reflete bem qual a nossa posição em relação ao concelho de Ponta Delgada. Isto reflete bem o que nós queremos para Ponta Delgada”, precisou.
Defensor de uma participação cívica que “não se apregoa”, mas “que se pratica”, o candidato do PS assumiu que "o Fórum ‘Viver Ponta Delgada’ é um bom exemplo desta prática, em que centenas de pessoas participaram de uma forma livre, descomprometida, com o único objetivo de contribuir para que se viva melhor no concelho”.
“Queremos que esta participação prossiga, referiu o candidato socialista para que “em cada momento os cidadãos possam fiscalizar, identificar oportunidades de melhoria, possam apresentar sugestões para que a gestão autárquica seja continuamente melhorada e orientada para servir, única e exclusivamente, as pessoas”.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem que se assumir como “uma entidade líder nas várias áreas, quer sejam elas da competência direta ou indireta do município e é isso que faremos”, garantiu Vítor Fraga.
Para além do Fórum “Viver Ponta Delgada”, processo participativo que desenrolou-se entre maio e agosto, e que percorreu as 24 freguesias do concelho, decorreu, paralelamente, a entrega online de contributos.
O Coordenador do Fórum “Viver Ponta Delgada”, por sua vez, destacou que as 24 sessões juntaram “quase 1200 pessoas” que fizeram questão de dar o seu “contributo para a candidatura de Vítor Fraga e do Partido Socialista”.
“Estou certo que estas quase 200 medidas serão devidamente analisadas, serão um instrumento útil ”, expressou Rodrigo Oliveira salientando que “este documento é uma homenagem à participação cívica e à humildade democrática de uma candidatura que quis, acima de tudo, e primeiro, ouvir as pessoas e ter a participação de todos”.
Os contributos resultantes do Fórum “Viver Ponta Delgada” estão organizados em quatro grandes temáticas, que representam quatro grandes prioridades: uma autarquia próxima de todos, ao serviço dos cidadãos e com uma forte marca social; um concelho próspero e catalisador das potencialidades de cada uma das suas freguesias; um território sustentável, que cuida e protege o seu património natural e cultural, edificado e imaterial e uma última prioridade que tem a ver com um concelho de Ponta Delgada cosmopolita e aberto ao mundo.