O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa anunciou esta quarta-feira que a criação de emprego, a dinamização da economia e a captação de investimento serão as “nossas prioridades para o mandato” e que para isso “vamos contar sempre com o apoio do Governo dos Açores” para defender a “nossa ilha e a nossa população”.
Na sessão de apresentação das listas do PS aos órgãos autárquicos de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar disse que a desertificação humana é “um dos nossos maiores problemas”, realçando, no entanto, a aposta no apoio à natalidade e nas bolsas de estudo.
“É preciso fazer muito mais para tentar fixar as pessoas nesta ilha”, desafiou, garantindo que “as pessoas estão e estarão, sempre, em primeiro lugar”.
Perante o Presidente do PS/Açores, militantes e apoiantes, o candidato socialista lembrou as dificuldades que encontrou quando chegou à autarquia há oito anos: “encontrámos uma ilha frágil e debilitada economicamente, encontrámos um ambiente de guerrilha constante com o Governo dos Açores e encontrámos uma instrumentalização total de órgãos fundamentais, como era o caso do Conselho de Ilha”, evidenciou.
Na sua intervenção, apontou o contexto de grande crise nacional e europeia sustentando que “os nossos mandatos foram marcados por reduções de verbas, atrasos na regulamentação dos fundos comunitários e anulação de apoios nas estradas, recintos desportivos e equipamentos culturais”, acusando a “coligação de direita” de desconhecimento da “realidade do país e da nossa ilha”.
Para além das dificuldades financeiras que se viviam na ilha, “eram muitas as infraestruturas de que a nossa ilha carecia”, continuou Manuel Avelar explicando que iniciou a substituição da rede de águas na zona norte da ilha, melhorou zonas balneares, que já está em andamento o processo para voltar a ilha para o mar, com a construção do passeio marítimo Manuel Barcelos, e que “continuaremos este ciclo com a construção do percurso urbano-marítimo, com via pedonal e ciclável, que abrangerá o Degredo, Pesqueira, Barra e Santa Catarina, transformando toda aquela área numa zona de excelência.”
“Com humildade, esforço e dedicação superámos os desafios, e levamos já oito anos de superação permanente. Para isso contamos com todos vós”, afirmou.
O candidato do Partido Socialista abordou o passado, mas sobretudo, projetou o futuro dos graciosenses, apresentando novos investimentos indispensáveis para a ilha ou revelando os números francamente positivos relativamente ao setor turístico, das pescas ou ainda ao setor agrícola.
“É muito o que já fizemos, mas também é muito o que queremos fazer. E é para isso mesmo que pedimos o vosso apoio. Para que a nossa ilha não perca o ritmo de renovação, que o nosso concelho continue a avançar à velocidade dos últimos oito anos”, finalizou Manuel Avelar.
Por sua vez, o mandatário da candidatura, José Gregório, destacou o turismo, cultura, economia, formação e fixação de jovens como as cinco grandes prioridades do município da Graciosa para os próximos tempos.
Já o Presidente do PS/Açores, para além do apoio e incentivo “pessoal e político” a Manuel Avelar e a “todos os candidatos nestas eleições autárquicas”, realçou o desempenho do candidato ao longo dos últimos anos.
“O saldo deste trabalho é positivo, é um trabalho meritório, são resultados que honram e prestigiam não só a Graciosa, mas também o Partido Socialista”, afirmou Vasco Cordeiro.
Na sua intervenção, o líder dos socialistas açorianos disse que Manuel Avelar e o Partido Socialista merecem ganhar estas eleições autárquicas “não só pelos resultados” que trouxeram à ilha, mas sobretudo, “porque são a melhor aposta, o melhor projeto, a melhor equipa e a melhor liderança para o futuro da Graciosa”.