A Assembleia da República mais rosa de sempre

PS Açores - 30 de novembro, -1
Esta foi a única reunião plenária a que os futuros membros do XVII Governo Constitucional eleitos deputados irão assistir no plenário, já que a posse do Governo está agendada para sábado.

Antes de participar como deputado socialista na primeira reunião plenária da X Legislatura, o primeiro-ministro indigitado, José Sócrates, garantiu que `o PS, fiel à sua tradição, respeitará escrupulosamente as regras democráticas vigentes no Parlamento. Não temos uma maioria absoluta para impor a nossa vontade. Seremos firmes no processo de decisão, mas ouviremos as outras forças políticas´.

Nas declarações aos jornalistas, José Sócrates referiu que a principal preocupação do seu Governo será `recuperar a confiança dos portugueses´, e reafirmou que o `caminho do PS é o da consolidação das finanças públicas e do combate à fraude e evasão fiscais´.

Além do processo de verificação dos mandatos dos 230 deputados, a primeira reunião plenária evocou também a memória dos deputados José Saraiva (PS) e Manuel Oliveira (PSD), falecidos recentemente, com um minuto de silêncio em sua homenagem.

José Saraiva, reeleito pelo círculo do Porto, foi lembrado pela bancada socialista, através do deputado Fernando Gomes, como `um jornalista de profissão´, um político “incisivo, controverso, generoso e frontal´ e `um lutador´.