Lara Martinho defende aposta na cooperação global em encontro do FMI e Banco Mundial

PS Açores - 7 de abril, 2021

Lara Martinho participou no Global Parliamentary Workshop 2021, um evento organizado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), nos dias 5 e 6 de abril.

O encontro concentrou-se no impacto da pandemia Covid-19 que abalou as bases do desenvolvimento global e da ação climática com o alcance e rapidez de um terramoto. Evidenciando que entre os desafios históricos para parlamentares de todo o mundo, a recuperação económica exigirá um esforço global sem precedentes, este evento, além de promover o diálogo crítico sobre como criar uma recuperação inteligente, apresentou as últimas informações sobre as prioridades do Banco Mundial e do FMI e discutiu as ferramentas e políticas para uma recuperação sustentável do Covid-19.

No âmbito das discussões a deputada socialista salientou que “a pandemia evidenciou a urgência numa aposta forte nos sistemas de saúde pública e na proteção social a nível global, associada a um forte investimento na investigação científica nesta área. Só com o reforço da cooperação global podemos estar mais bem preparados para respostas mais céleres a futuras pandemias. Esta é uma aposta que tem de ser feita”.

Lara Martinho referiu ainda que das várias intervenções ficou claro que “ninguém está a salvo enquanto não estiverem todos a salvo. Além disso, foi bem patente que a política de vacinação é a política económica mais importante, sem se resolver a questão da saúde não há recuperação económica.”

“A perspetiva apresentada é de que concluída a vacinação a recuperação será muito forte, será diferente de outras recessões, nesta recessão as poupanças são muito elevadas, a recuperação será elevada quando começarem a gastar, mas será uma recuperação inigualitária dentro dos países e entre países, pois dependente da vacinação, e dentro do país alguns setores foram mais afetados do que outros. Há igualmente uma grande preocupação de que esta crise de saúde degenere numa crise de educação”, referiu a deputada socialista.

Juergen Voegele, Vice-Presidente para o Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial afirmou que enfrentamos uma crise de saúde, uma crise económica, uma crise laboral e uma crise de dívida, não necessitamos é ter em cima disso uma crise de liderança. “Esta não é a última pandemia que vamos ter de enfrentar, vai voltar, e pode não ser a pior. Temos de nos focar na prevenção.” 

“Neste encontro existiu uma mensagem global de que temos de melhorar a nossa colaboração internacional, apostar em sistemas de saúde, sistemas de proteção social e numa educação mais resilientes. Temos de trabalhar juntos para tornar os sistemas mais fortes para esta pandemia e para o futuro”, concluiu Lara Martinho.